Gestão da Empresa Familiar

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 90% das empresas brasileiras são familiares, estas representam 65% do PIB nacional.  Infelizmente, a partir de um estudo do PwC, apenas 12% das empresas familiares chegam à terceira geração e 1% à quinta geração. Diferentemente das empresas profissionalizadas, as empresas familiares precisam lidar com emoções e passionalidades.

A Thompson Management Horizons possui uma expertise única nesse segmento, inclusive, uma unidade separada focada em empresas familiares a Thompson Family Business e o Protocolo Empresarial Familiar.

Normalmente empreendedores buscam apoio e incentivo de membros familiares para iniciarem uma companhia, o que explica a alta porcentagem de empresas familiares no Brasil. As empresas familiares podem incluir diversos membros da família, tanto na parte administrativa quanto como acionistas e membros da diretoria.

 

Entretanto os números alarmantes da herança da companhia demonstram como a gestão empresarial familiar é imprescindível para garantir a separação de sistemas: a família e o negócio, para minimizar dores advindas de conflitos e garantir o sucesso a longo prazo.

Vamos conversar sobre Family Business?

Entre em contato conosco para saber mais informações sobre a nossa expertise para aprimorar a gestão da empresa familiar.

Conversa Amigável