• Av.Rouxinol, 55 Cj 1102 - Moema/São Paulo, BR
  • Seg-Sex das 08h30 às 18h00
  • +55 (11) 5041.2565
Implementação do Orçamento a Base Zero (OBZ)
O OBZ considera que os gastos sempre ocorrem por algum motivo. Com ele, é possível acompanhar efetivamente o “motivo” e não apenas o gasto em si.
O Orçamento a Base Zero (OBZ) considera que os gastos sempre ocorrem por algum motivo. Com ele, é possível acompanhar efetivamente o “motivo” e não apenas o gasto em si.

Para muitas empresas, o orçamento é uma ferramenta de gestão.

O conceito do Orçamento a Base Zero, ou simplesmente OBZ, apesar de existir há quase duas décadas, no Brasil, ainda se trata de uma metodologia pouco utilizado.

O OBZ considera que os gastos sempre ocorrem por algum motivo. Com ele, é possível acompanhar efetivamente o “motivo” e não apenas o gasto em si.

Se o motivo intensifica, é de se esperar que a empresa tenha que gastar mais. Porém, da mesma forma, se o motivo é reduzido, os gastos devem ser decrescentes.

Por exemplo uma Transportadora. Se a transportadora não mover seus caminhões, as despesas variáveis serão zero. As despesas fixas como amortização do caminhão ocorrerão, mas serão ínfimas se comparadas as despesas totais. Portanto, o caminhão começa a gastar apenas quando ele começar a andar.

O OBZ transforma um orçamento estático de uma transportadora, como um exemplo, onde se compara orçado versus realizado, em um orçamento vibrante onde se compara os gatos realizados por km rodado.

Somos especialistas em OBZ e possuímos um sistema que confronta as oscilações das contas do orçamento com as das variáveis de análise.

Desenvolvido no formato SAAS (Software As A Service), o sistema executa todas as atividades necessárias para a implementação e o acompanhamento do OBZ, além de propor planos de ações nos casos de desvios