Liderança à distância: como fazer com eficiência?

  • Av.Rouxinol, 55 Cj 1102 - Moema/São Paulo, BR
  • Seg-Sex das 08h30 às 18h00
  • +55 (11) 5041.2565

Liderança à distância: como fazer com eficiência?

Com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas tiveram que se adaptar ao trabalho remoto. Apesar de ser um formato de trabalho usado em organizações de todo o mundo, o homeoffice ainda carrega consigo diversos tabus em relação à produtividade e qualidade. Nesse cenário, muitos gestores pararam para se perguntar: como realizar uma boa liderança à distância, motivando meus funcionários e garantindo a entrega com excelência?

Liderança à distância, de maneira simplificada, é comandar equipes de trabalho que são livres de fronteiras espaciais e temporais. É preciso comandar remotamente os colaboradores e assegurar que o trabalho seja feito conforme previsto. O papel do líder é, mesmo à distância, garantir que a cultura organizacional seja respeitada, as condições dos processos estejam adequadas e assim por diante.

Principais dificuldades da liderança à distância

Dificuldade de avaliação de desempenho

Um dos grandes desafios de um líder remoto é a avaliar a produtividade de sua equipe. Ter cada colaborador em um local diferente dificulta o acompanhamento direto do seu trabalho, rendimento, motivação e compromisso com os objetivos estabelecidos. 

Por isso, é importante estabelecer metas coletivas e individuais para supervisionar e avaliar a qualidade do trabalho. Assim, a liderança poderá avaliar o desempenho da equipe da forma mais simples possível: pelo alcance de resultados. 

Dificuldade de adaptação

A adaptação ao homeoffice também pode se tornar um empecilho no começo. Essa mudança pode gerar estranhamentos e criar bloqueios produtivos nos colaboradores, e por isso é importante que algumas iniciativas de intervenção sejam organizadas. 

O primeiro e mais indispensável passo para isso é que a liderança tenha conversas francas com os colaboradores e conheça verdadeiramente suas dores; somente assim as medidas de incentivo e correção adotadas serão eficientes. Em grandes corporações, uma boa pedida seriam conversas em grupo por setor ou área, para que todos possam ser englobados.

Dificuldade na comunicação

Este talvez seja o maior de todos os desafios da liderança a distância: manter uma boa comunicação. Isso porque a interpretação à distância pode causar alguns mal entendidos. 

Para evitar ruídos, reclamações e complicações sérias, como insatisfação e erro operacional, o líder deve se atentar ao uso correto das palavras e de ferramentas de comunicação direta que facilitem o diálogo virtual.

Como garantir assertividade na liderança à distância?

Explique tarefas e processos

Uma das grandes vantagens de se ter um líder por perto é a possibilidade do esclarecimento de dúvidas e permitir o acompanhamento do trabalho. Com o líder à distância, o funcionário ganha também autonomia para realizar suas tarefas sozinho. 

Nesse quesito, é importante que o supervisor consiga alinhar perfeitamente o processo, deixando claras as expectativas e mostrando os métodos e como devem ser aplicados. Ter esse cuidado vai garantir que o projeto saia de acordo com o esperado e com o modus operandi da empresa, diminuindo possíveis prejuízos de qualidade.

Facilite a comunicação

Se antes a comunicação já era o caro chefe para um bom alinhamento de ideias, agora, à distância, deve ser ainda mais priorizada. Procure se comunicar de maneira direta e não tenha medo de aproveitar a tecnologia para isso, com chamadas em vídeo, por exemplo. 

Esteja sempre à disposição para esclarecer dúvidas e estreitar os laços para que a distância física não afete sua relação com a equipe. É interessante também manter uma agenda fixa de encontros virtuais, para que a rotina da empresa e os prazos de entrega sejam mantidos e garantir a motivação do colaborador.

Use ferramentas de gestão

As ferramentas de gestão possibilitam um controle muito mais assertivo do progresso da equipe e do alcance das metas. Por meio de um bom software, é possível entender o que cada um está fazendo e se os resultados estão sendo alcançados.

O Enterprise Workflow é uma poderosa ferramenta que possibilita gerenciar todos os processos de sua empresa, padronizando a forma como as solicitações são feitas e permitindo medir prazos de execução, identificar responsáveis, pontos de gargalos e diversas outras necessidades ligadas as tarefas e atividades de sua força de trabalho.

Os processos de sua empresa são mapeados no Enterprise Workflow e cada etapa pode ser parametrizada com formulários, anexos e outros elementos que vão garantir que o fluxo de trabalho seja atendido da melhor forma possível.

Quer centralizar, gerenciar e organizar os processos da sua empresa? Solicite uma demonstração agora mesmo do TMH Workflow e descubra como ele pode auxiliar sua empresa a gerenciar processos de forma simples e intuitiva!

Logo-Thompson-Rodape

Somos uma empresa de consultoria estratégica com foco em processos, tecnologia, pessoas e resultados.

Se interessa por este assunto?

Então, cadastre-se e receba por e-mail novos conteúdos sobre o tema assim que forem publicados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Copyright © 2017 Thompson Management Horizons do Brasil. All Rights Reserve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *