Redução de Custos & Produtividade

Diagnostico Multisetorial SEEFAST

O objetivo central dos projetos de consultoria é auxiliar no crescimento sustentável de cada companhia, contribuindo para que as mesmas busquem novas frentes de receita e aumentem a produtividade em suas operações por meio de redução de custos, despesas e necessidades de investimento. Para atingir esse objetivo a primeira etapa é aplicar na companhia o diagnóstico multisetorial SEEFAST.

O SEEFAST é resultado de anos de experiência na Thompson, sendo subdivido em seis módulos que serão realizados sequencialmente pelo consultor, a partir desse processo é possível identificar com facilidade as prioridades de mudança dentro da empresa.

Os módulos são:

  • Market-in que consiste em cinco fases:

  1. Demanda de Mercado: Análise do mercado, oscilações e do potencial dos clientes e objetivos da companhia;

  2. Carteira de Clientes: Análise do perfil dos clientes existentes na carteira;

  3. Segmentos de Mercado: Análise da Segmentação do mercado e tipos de clientes existentes;

  4. Canais de Distribuição: Análise dos Canais de Distribuição utilizados pela empresa;

  5. Pós-venda: Análise dos serviços prestados de pós-venda.

 

  • Product- Out dividido em cinco fases:

  1. Carteira de Produtos: Análise dos perfis dos produtos existentes na carteira de produtos da empresa;

  2. Estratégia de Produtos: Análise do desenvolvimento de produtos e posicionamento de mercado;

  3. Estratégia de Preços: Análise da estratégia de preços e a avaliação dos preços praticados pela empresa versus os preços praticados pelos concorrentes;

  4. Estratégia de Promoção: Análise da estratégia de promoção, embalagens e meios de propaganda e merchandising;

  5. Estratégia de Distribuição: Análise da estratégia de distribuição dos produtos.

 

  • Finance consiste em três fases:

  1. Geração de Caixa: Identificar se a empresa possui caixa suficiente para pagar todas as suas operações no final de um período;

  2. Geração de Lucro: Analisar se a receita ultrapassa o valor total dos custos variáveis e fixos;

  3. Ativos e Passivos: Contabilidade por regime de competência.

 

  • Organization dividido em dez fases:

  1. Perfil da Organização: Identificar como está distribuída a organização dos colaboradores na companhia;

  2. Ambiente de trabalho: Analisar como é o ambiente de trabalho da empresa;

  3. Estratégia de Remuneração: Análise da gratificação dos colaboradores pelos resultados obtidos;

  4. Comunicação: Análise da comunicação da empresa com seus colaboradores;

  5. Treinamento/ Educação: Análise dos Processos de Treinamento e Programas de Educação;

  6. Diretoria: Análise de Recursos Humanos na Diretoria;

  7. Comercial: Análise de Recursos Humanos na área Comercial da companhia;

  8. Produção: Análise de Recursos Humanos na área de Produção;

  9. Gestão: Análise de Recursos Humanos na Gestão da companhia;

  10. Reguarda: Análise de Recursos Humanos na Retaguarda.

 

  • Process dividido em três fases:

  1. Atendimento ao Cliente: Análise da previsão de vendas, da emissão dos pedidos, dos faturamentos e distribuição; 

  2. Produção: Análise do planejamento de compras de matéria prima, do inventário e do estoque; 

  3. Gestão: Análise do processo de Planejamento Estratégico da companhia;

 

  • Innovation que consiste em cinco fases:

  1. Novos Mercados: Identificar quais dimensões de mercado poderiam ser modificadas;

  2. Novos Clientes: Analisar a estratégia utilizada para a prospecção de novos clientes;

  3. Novos Produtos: Identificar quais dimensões do produto poderiam ser alteradas para melhorar a experiência de clientes;

  4. Novos Processos: Analisar as fases do relacionamento com o cliente na compra;

  5. Controle do Processo de Mudança: Desenvolver um plano desdobrado em diretrizes, objetivos, metas e submetas.

Seja para se manter mercados conquistados, expandir os negócios, aperfeiçoar produtos existentes ou investir em novas iniciativas, a Gestão de Projetos faz parte do dia a dia de todos as empresas. Para serem eficientes, os projetos precisam ser considerados como uma nova estrutura na organização, com lideranças, orçamentos, prazos, indicadores de desempenho e controle.

OKR (Objectives and Key Results)

A ferramenta OKR (Objectives and Key Results) é essencial para simplificar o planejamento estratégico e aumentar a produtividade das empresas. De modo geral, o OKR é uma ferramenta para definir e rastrear os objetivos e resultados-chave da empresa, dando direções claras e parâmetros mensuráveis para conquistar resultados efetivos.

A Thompson Management Horizons combina os OKRs a suas estratégias e metodologias, buscando as melhores alternativas aos seus clientes.

Analista financeiro

Normalmente o diagnóstico SEEFAST leva quatro semanas para ser aplicada, as recomendações de ações, principalmente de mudanças, são fruto das hipóteses verdadeiras geradas durante a análise empresarial, tornando o processo de atingir o crescimento sustentável da companhia rápido e efetivo.

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Metodologia LEAN, Orçamento Base Zero e o Diagnóstico SEEFAST! são importantes ferramentas para organizar custos e aprimorar a produtividade dos seus negócios. Saiba mais como elas podem melhorar a performance dos seus negócios

Conversa Amigável
Equipamento de topografia

LEAN Manufactoring

O sistema de produção Lean Manufacturing foi desenvolvido pela empresa japonesa Toyota, focada em reduzir sete tipos de desperdícios: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimentos e defeitos. A Thompson Management Horizons é expert nessa metodologia, desde o redesenho de processos produtivos até o desenho completo de um sistema de produção baseada na Excelência Operacional.

Normalmente o objetivo principal da direção da companhia é ensinar e desenvolver a capacidade de identificar melhorias de processos produtivos nos colaboradores. Para atingir esse objetivo é preciso focar primeiramente nos líderes e depois nos liderados, o aprendizado é realizado por meio de workshops periódicos durante um período definido pelas necessidades da companhia.