Educacional

O mercado de educação é bem dinâmico, desde as IES (Instituições de Ensino Superior) que foram objeto de consolidação nos últimos dez anos até o ensino médio, fundamental e básico.; que estão agora recebendo a atenção dos fundos de investimentos.

O CSC da Kroton foi um dos primeiros Centros de Serviços Compartilhados desenvolvidos para a área de Educação.

Com resultados expressivos em termos de ganhos em controle e redução de custos, o CSC da Kroton continua em um processo de melhorias contínuas. Recentemente com a Joint Venture com a Anhanguera, as integrações foram revistas para que em um único CSC atendesse todas as unidades das duas instituições.

Cenário
No início dos anos 2.000 e com a mudança do marco regulatório do setor de Educação, surgiu a primeira Faculdade Pitágoras, com um novo sistema de ensino e uma metodologia exclusiva criada em parceira com uma das maiores companhia de educação do mundo — a Apollo International, com sede no Estado do Arizona, nos Estados Unidos da América.

A parceria durou até 2005 quando a Apollo International decidiu vender sua participação aos fundadores. Em 2007 o Pitágoras abria o seu capital na BM&Bovespa, com o nome de Kroton Educacional (KROT11), possibilitando a consolidação de uma fase de grande expansão e desenvolvimento da companhia.

Em 2009, a Kroton recebeu um novo aporte financeiro de um dos maiores fundos de private equity do mundo, a Advent International, que a partir de então compartilharia o controle da Companhia com os sócios fundadores.
Nesse mesmo ano a THOMPSON foi contratada para montar o Centro de Serviços Compartilhados da Kroton com o objetivo de unificar em uma única administração de forma integrada e diversificada 654 escolas associadas em todo território nacional, além de seis no Japão.
No Ensino Superior o Pitágoras possuía 35 faculdades próprias com a marca Pitágoras e está presente em sete Estados brasileiros.

CSC – Centro de Serviços Compartilhados na Kroton Educacional

O CSC da Kroton foi um dos primeiros Centros de Serviços Compartilhados desenvolvidos para a área de Educação.

O programa foi desenvolvido em 15 módulos, de três aulas de oito horas cada um. O Programa PAGE já foi aplicado em empresas como Renault, Tipler, Honda, Stihl, Marangoni.

O Programa foi desenvolvido em cinco meses com reuniões de três dias por mês. Nesses encontros os participantes discutiram temas como Gestão de Vendas, Gestão de Oficinas e Peças, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Liderança, Negociação, Comunicação Oral e Escrita, Gestão Estratégica e Sucessão.

Análise
O Programa PAGE foi apoiado integralmente por uma plataforma de EAD (Ensino a Distância) desenvolvido pela Thompson. A plataforma de EAD permitiu que os participantes continuassem a discutir os assuntos abordados de suas concessionárias.

Soluções
Como parte do aprendizado, a THOMPSON junto com a Universidade Federal de Santa Catarina, utilizou a metodologia de Business Game para fixar o aprendizado e discutir na prática a utilização dos conceitos apresentados.

O modelo de Business Game utilizado simula todas as fases administrativas de uma concessionária de tratores e colheitadeiras.

Resultado
A maioria dos gerentes das concessionárias da rede Massey Ferguson passou pelo PAGE.

Para a continuidade da troca de experiências entre os gestores da rede Massey, o programa se transformou no PAMEX (Parceiros Massey para a Excelência).

O programa PAMEX consiste de reuniões bimestrais onde são selecionadas pela THOMPSON as melhores práticas adotadas por alguma concessionária da rede, essa melhor prática é formatada e dissiminada para outras concessionárias da rede Massey Fergusson.

PAGE – Programa de Atualização em Gestão Empreendedora

A THOMPSON desenvolveu um Programa de Atualização para os titulares e gerentes de concessionárias Massey Ferguson. O objetivo desse programa foi discutir como aumentar a rentabilidade e obter melhores resultados com a venda de serviços e peças.

A THOMPSON foi a responsável pelo desenvolvimento do primeiro CSC (Centro de Serviços Compartilhados) e o primeiro CSA (Centro de Serviços Acadêmicos) para o ensino superior e técnico na América Latina. Temos metodologia de melhoria de performance e implementação de Governança Corporativa para grandes corporações de ensino como também para pequenas escolas com administração familiar.

Image by NeONBRAND

Na percepção dos nossos experts

Temos profissionais alocados em projetos tanto dentro da indústria como também no varejo do segmento educacional. Saiba mais sobre a complexidade do segmento segundo a percepção de quem sente no dia a dia as mudanças no cenário.