• Av.Rouxinol, 55 Cj 1102 - Moema/São Paulo, BR
  • Seg-Sex das 08h30 às 18h00
  • +55 (11) 5041.2565

Serviços Terceirizados – Ultragaz

A Thompson possui uma vasta gama de serviços terceirizados que auxiliam diversas empresas à minimizarem suas margens de erros e aumentarem sua produtividade e assertividade. 

Atualmente, a Thompson atua em 03 projetos com a Ultragaz, empresa de distribuição de gás domiciliar. São eles: 

  • Centralização dos Contratos de Frete (desde 2012) – Logística
  • Conferência Fiscal dos Conhecimentos de Frete (Ct-es) – (Desde 2012)- Logística
  • Lançamento de Notas Fiscais para pagamento (Desde 2019)- CSC

 

Centralização dos Contratos de Frete

A centralização dos contratos de frete surgiu da necessidade de um controle centralizado tanto na emissão dos contratos e/ou adendos, quanto no arquivamento.

A Thompson desenvolveu um sistema de emissão de contratos onde uma Minuta Padrão, elaborada e aprovada pelo jurídico da Ultragaz, é inserida nesse sistema. À partir dessa minuta há um controle numérico para cada contrato e seus respectivos adendos.

Quando o processo iniciou, a emissão dos contratos era física e enviada por malote para as filiais para coleta das assinaturas. Assim que os contratos eram assinados e devolvidos, eram digitalizados e arquivados no Sistema de Emissão de Contratos.

Com a centralização, o processo ganhou agilidade, confiabilidade e garantia de acesso sempre que seja necessária a consulta de um contrato. Atualmente os contratos são assinados digitalmente, eliminando assim o contrato físico e agilizando ainda mais o processo.



Conferência Fiscal dos Conhecimentos de Frete (Ct-es)

O processo de conferência fiscal de Ct-es iniciou juntamente com o processo de controle de emissão de contratos, pois os conhecimentos de frete são emitidos baseados nos contratos firmados com os transportadores terceirizados.

O processo de conferência fiscal surgiu da necessidade em atender a complexidade da legislação e na centralização da conferência, pois cada filial da Ultragaz efetuava o lançamento e com isso a possibilidade de erro era maior. Com a centralização foi possível mitigar os erros e possíveis autuações fiscais. 

Todo Ct-e emitido passa por uma conferência fiscal e é lançado em um sistema onde ficam armazenadas todas as informações tributárias e contábeis. Nesse modelo é possível garantir que todo Ct-e lançado está atendendo a legislação.



Lançamento de Notas Fiscais para pagamento

A Thompson realiza a conferência fiscal e lançamento de todos os documentos (Notas fiscais, recibos, faturas etc) que são devidos para pagamento de fornecedores.

O processo consiste na análise e conferência fiscal e lançamento de todos os impostos atendendo a legislação validada pela Cia. O processo é semelhante ao da conferência dos Ct-es, onde o foco principal é a garantia de que os documentos estão sendo lançados corretamente obedecendo a legislação vigente.



Logo-Thompson-Rodape

Somos uma empresa de consultoria estratégica com foco em processos, tecnologia, pessoas e resultados.

Se interessa por este assunto?

Então, cadastre-se e receba por e-mail novos conteúdos sobre o tema assim que forem publicados.

Ronaldo Nuzzi

Graduado em Matemáticas Aplicadas pela PUC-SP, com pós-graduação e MBA pelo Institut Superieur de Gestion (ISG-Paris) e OPM pela Harvard Business School, Ronaldo Nuzzi é sócio da Thompson Management Horizons. 

Há mais de 25 anos, atua com consultoria de gestão estratégica em projetos, no Brasil e no Exterior, envolvendo turnaround de médias e grandes empresas, reposicionamento mercadológico de divisões e de produtos, acompanhamento de processos de M&A, restruturação financeira, implementação de Centros de Serviços Compartilhados, entre inúmeras outras especializações. 

Antes de fazer parte da TMH, foi consultor sênior da Booz Allen & Hamilton e consultor da Ernst & Whinney (atual EY). É autor dos livros “8 Estratégias Imprescindíveis para o sucesso de uma empresa” e “Venda Certa”.

ARTIGOS RELACIONADOS