Plano de Crescimento para os próximos 10 anos: Tracbel

Ao longo de sua trajetória, assumiu e superou inúmeros desafios, enxergando oportunidades de plano de crescimento a cada nova exigência do mercado.

Em 2005 a diretoria da TRACBEL contratou a THOMPSON para desenhar um Plano de Crescimento para os próximos 10 anos da empresa.

Aplicando o diagnóstico SEEFAST! a THOMPSON identificou que para crescer a TRACBEL necessitaria de uma retaguarda mais eficiente.

Em 2006 foi montado um centro de serviços compartilhados (CSC) em Contagem Minas Gerais.

Uma estrutura foi montada para que o crescimento da empresa fosse acelerado. Três pilares foram desenvolvidos: M&D (Marketing e Desenvolvimento), CST (Customer Support Team) e o CSC(Centro de Serviços Compartilhados).

M&D seria responsável por marketing e todo o relacionamento com os fornecedores e o CST seria o responsável pela manutenção, controle dos estoques de peças, serviços e garantias.

Com a estrutura bem definida, a TRACBEL cresceu por aquisições, comprando empresas em todo o Brasil e ficando apenas com a carteira de clientes e os vendedores.

Como resultado do projeto em 4 anos o caixa cresceu 350%, a liquidez corrente passou de 0,8 para 1,44, o EBITIDA cresceu 27%, o Estoque/ativo circulante cresceu 62%, o faturamento cresceu 33%, as despesas sobre faturamento ficaram abaixo de 9%, que era a média de mercado na época.

E o mais importante, durante uma pesquisa realizada em 2007, constatou que a satisfação do cliente cresceu para 98%, 89% de satisfação de clientes, 100% de satisfação dos fornecedores e 100% de satisfação dos acionistas.

Hoje a empresa possui 18 unidades no Brasil e continua em expansão.

O desafio

Em 2005 a diretoria da TRACBEL contratou a THOMPSON para desenhar um Plano de Crescimento para os próximos 10 anos da empresa.

Resultado Obtido

Como resultado do projeto em 4 anos o caixa cresceu 350%, a liquidez corrente passou de 0,8 para 1,44, o EBITIDA cresceu 27%, o Estoque/ativo circulante cresceu 62%, o faturamento cresceu 33%, as despesas sobre faturamento ficaram abaixo de 9%, que era a média de mercado na época.

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