Skip to main content

Redes de distribuição são, de maneira simplificada, a ponte que conecta o empreendimento ao comprador, garantindo que a mercadoria chegue ao consumidor final.

Nesse meio, existem diversas particularidades nessas redes, e adotar todos eles nem sempre pode ser positivo para sua empresa.

Como parte do mercado de vendas, é essencial conhecer cada particularidade existente nos canais de distribuição para descobrir quais as melhores formas que estão alinhadas com seu produto e público.

Como avaliar as redes de distribuição

Quando uma empresa possui múltiplos pontos de distribuição, é vital que exista aderência das redes as políticas, procedimentos e normas da marca gestora.

Por isso, para companhias com diferentes canais de distribuição, sejam lojas próprias ou revendas, redes, atacadistas ou distribuidores; definir, acompanhar e avaliar a performance destes canais fazem parte da gestão operacional.

Além disso, o acompanhamento é essencial não apenas para alinhamento dos objetivos, como para avaliação dos processos e definição de novas iniciativas.

Nesse momento, a Thompson conta com uma expertise que pode ser um diferencial para a sua empresa: um aplicativo no formato SAAS (Software as a Service).

Por meio desse aplicativo somos capazes de avaliar o desempenho dos canais de distribuição de uma empresa, criando rankings e recomendando classificações e formatos de premiações para os melhores desempenhos.

Nossa metodologia permite o controle desde a avaliação das notas das empresas que compõem os canais de distribuição da empresa cliente, até a terceirização do controle de todo o pagamento do Rebate (valor a ser restituído ao canal de distribuição conforme nota, proporcional ao volume financeiro de compras realizadas na empresa-cliente).

Conte conosco para desenvolver as melhores soluções e alcançar grandes resultados para o seu negócio.

Pensando em formas de auxiliar os fabricantes a educarem suas redes de distribuição em gestão empreendedora, a Thompson desenvolveu uma metodologia exclusiva: o PAGE – Programa de Atualização de Gestores e Executivos.

O que é o PAGE?

O PAGE busca levar para a rede conceitos de gestão que possam melhorar o desempenho das empresas em termos de qualidade dos serviços prestados, ferramentas de análise e solução de problemas e conceitos de gestão empresarial.

O programa é customizado para as necessidades das Marcas gestores da rede de distribuição.

Ele é, de maneira simplificada, um programa com uma aula presencial realizada quinzenalmente (ou na periocidade definida pelo fabricante).

Muito do que ocorre negativamente no dia a dia das pequenas empresas que representam grandes marcas ocorre por falta de conhecimentos dos gestores dessas empresas e de seus métodos de solução de problemas.

Por meio de aulas práticas com metodologia de educação de adultos, as metodologias de solução de problemas são discutidas e implementadas na prática nos distribuidores.

O programa tem foco no desenvolvimento pessoal do profissional e no desenvolvimento de conhecimentos de gestão e estratégia.

Antes de qualquer coisa, é necessário realizar uma Avaliação de Redes de Distribuição, uma pesquisa realizada em campo.

Os consultores da THOMPSON visitam em um pequeno período de tempo todas as concessionárias/revendas da rede e por meio de um questionário avaliam a aderência da concessionária as políticas, procedimentos e normas da Marca gestora.

Após a avaliação da rede de distribuição, a Marca gestora pode definir premiações para os melhores e um plano de mudanças para os piores avaliados.

Quer saber mais sobre essa metodologia exclusiva e como ela pode ajudar sua empresa?

Clique aqui para falar com um de nossos consultores agora mesmo!

Para ver esses e muitos outros conteúdos acesse nossas redes sociais